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  • Foto do escritorNéktar Design

Temperamento das Marcas

Atualizado: 9 de ago. de 2021

Nos últimos meses a Néktar se debruçou sob o estudo dos temperamentos humanos a fim de criar um novo subsídio para a construção do comportamento das marcas. O que propomos é uma construção de como as marcas se comportam e como reagem, atribuindo-lhes "humores". É uma maneira alternativa de nortear o comportamento da marca no relacionamento com seus clientes.

Nos apropriamos do conceito criado por Hipócrates y Galeano, primeiros médicos reconhecidos pela história, na Grécia Antiga e estudado mais tarde pelo filósofo e educador Rudolf Steiner, sob o olhar da Antroposofia. Segundo eles, existem 4 tipos de temperamentos e, na maioria das vezes, somos uma mistura de dois deles, assim como as marcas.

O temperamento se manifesta principalmente em ocasiões em que precisamos reagir a algum fato ou situação que está acontecendo. Em tempos onde muitas vezes o primeiro e/ou principal contato com a marca é a internet, precisamos ter bem estabelecida qual a forma que a marca vai reagir a alguma crítica, comentário ou, até mesmo, sobre algum assunto emergente.

Vamos dar um simples exemplo. Digamos que alguém fez um comentário no seu instagram ofendendo sua empresa. Se sua marca tiver um temperamento bem definido, você saberá em que tom responder esse comentário e que tipo de resposta dar.

Apresentaremos os temperamentos e depois seguimos com o exemplo.

Marca Sanguínea: É uma marca simpática, cheia de expressão. Super sociável, é divertida, quente flutuante e diplomática. É rápida, gosta de “palestrar” sobre temas importantes. Cria novos conceitos, traz inovação no discurso. Vê a vida com empolgação. Te espontaneidade. Contagia os outros com seu espírito alegre.


Marca Colérica: É uma marca prática, independente. tem bastante ação. É ativa, no sentido de fazer muitas coisas, de propor ideias diferentes. É firme com seus conceitos e proposições, tem opinião sobre as coisas e expressa isso. Tem iniciativa. Um senso de justiça aguçado a leva para projetos que defendem causas das quais acredita e apoia.

Marca Fleumática:

Tem por característica ser muito confiável. Presta atenção em detalhes. Preza pelo conforto, pelo aconchego. Tem um ritmo calmo e sábio. É uma marca tranquila e serena. Aprecia coisas boas da vida e tem um senso estético apurado.

Marca Melancólica:

É uma amiga fiél. É metódica, consistente. Gosta de fazer análises/ Tem um olhar artístico sobre as coisas. É profunda, séria e sincera. Mostra talento e inteligência. É minuciosa e perfeccionista.

Vamos analisar a situação nos colocando no lugar de cada temperamento. A marca sanguínea talvez respondesse o comentário de forma bem humorada e rápida. Se empenharia em desenvolver uma grande explicação para a questão apontada. Faria do limão, uma limonada.

A marca colérica talvez propusesse alguma contrapartida. Um desconto, um benefício. Deixaria bem claro qual é a sua opinião sobre a questão.

Já a fleumática talvez avisasse que iria responder por direct para evitar polêmica. Responderia com respeito e tranquilidade, confiante de que tem razão.

E a melancólica analisaria a situação, apontaria alguns pontos de vista. Levaria muito a sério esse comentário.


Interessante né? Às vezes são definições sutis que fazem toda a diferença. Os temperamentos tem um grande potencial na construção da identidade das marcas, já que as empresas fse expressam e falam com seus consumidores através delas, Esse é o momento de criarmos relações de confiança e reagirmos às questões externas de maneira consciente, criativa e inovadora. Vamos juntos pensar nisso?


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