top of page
Buscar
  • Foto do escritorNéktar Design

METAVERSO, o que é isso?

No mundo da tecnologia só se fala desse termo. As empresas estão investindo milhões nisso. Mas o que é metaverso, exatamente?


Metaverso é a terminologia usada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais.

Embora a web atual seja em grande parte baseada em texto, imagens e vídeo, espera-se que sua próxima fase, também conhecida como metaverso, seja baseada principalmente em espaços virtuais 3D que se conectam em um universo virtual percebido. Em outras palavras, interagir no metaverso será muito mais real e imediato do que usar a internet hoje. A ideia é que no futuro poderemos conhecer e fazer coisas cotidianas juntos em ambientes virtuais realistas.


A promessa do metaverso é reproduzir adequadamente uma experiência. Poderemos desfrutar de experiências tão díspares como visitar uma galeria de arte, vagar por lojas ou assistir uma palestra de maneira mais significativa do que apenas olhar para uma tela plana. Sem mencionar visitar pessoas de outras cidades e países sem precisar viajar.

Se Jetsons parecia futurista, o futuro já chegou pois as empresas já estão trazendo Avatar pra realidade e as marcas já estão investindo em ações de realidade virtual. O perfil @iamsatiko, por exemplo, é de uma personagem digital brasileira inspirada na atriz Sabrina Sato. Uma influenciadora digital do metaverso. Em 2020 teve um show do rapper Travis Scott no jogo Fortnite que teve 10,7 milhões de espectadores, e sem acidentes.


Quando o metaverso estiver 100% em uso, ao invés de uma reunião no Zoom, vamos poder nos encontrar num escritório virtual, e sentir a experiência de forma imersiva e não somente visual.


O louco é que isso parecia distante, mas já está acontecendo. E pra você esse cenário mais assusta ou empolga?



Por Roberta Hentschke, Head de Estratégia da Néktar.

31 visualizações0 comentário
bottom of page