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Branding além do design.

Estamos começando o mês de setembro, no qual completamos 20 anos de mercado. E, neste momento, achamos pertinente reforçar que nossos serviços vão além do design e explicar mais a fundo nossa atuação dentro do branding.

 

Branding, design, marca, marketing, comunicação... em um mercado onde os termos se mesclam e, muitas vezes, se complementam, é comum haver muita confusão em torno das variadas expressões utilizadas dentro do ramo da gestão de marcas. Além de muitas vezes serem abordadas sem tradução e com nomenclatura em inglês, dificultando o entendimento de muitas pessoas, também existe a propagação de informações a partir da interpretação própria do público, resultando em inúmeras percepções sobre um mesmo conceito.

 

Para chegar a essa conclusão a respeito da confusão entre os termos, basta “dar um Google” e observar as variadas definições sobre as nomenclaturas que, muitas vezes, são compartilhadas de forma errônea, abrindo espaço para a confusão e afastando a compreensão de seu verdadeiro significado.

 

Pensando nisso, separamos algumas informações que irão elucidar o conceito de branding de uma maneira mais clara e objetiva.

 

Branding, marketing e comunicação.

Afinal, qual a diferença?

 

Iniciando pelo termo que mais gera confusão, o branding pode ser interpretado como um conjunto de elementos que constituem a construção da marca, mas, ainda assim, também pode ser visto como uma só concepção: a percepção a respeito da marca. No entanto, para criar uma marca com determinada percepção, é necessário estratégia e coerência entre os elementos que serão responsáveis por construir sua reputação.

 

Portanto, antes de mais nada, é importante entender que a marca é a chave de identificação, a representação de uma empresa/produto. Já o branding é um conjunto mais amplo de escolhas estratégicas que cercam a marca, mas que possui o objetivo principal de criar sua reputação, lembrança duradoura, reconhecimento e impacto emocional e prático, gerando uma boa percepção e preferências pela marca frente à concorrência.

 

Fazendo um comparativo entre pessoa x branding, podemos dizer que, da maneira superficial, sem analisar as complexidades humanas, há muita semelhança entre um e outro. Enquanto uma pessoa pode ser reconhecida e lembrada por sua personalidade, atitudes, estilo e criações/atuações/produções, uma marca também pode -e deve- ser reconhecida e lembrada por motivos semelhantes. Nesse caso, a atitude representa seu posicionamento e ações, a personalidade representa seus atributos enquanto marca, o estilo representa sua identidade visual, e a atuação/criação/produção representa o seu produto ou serviço.

 

A diferença nesse caso é que, em uma pessoa, todas essas características, exceto em alguns casos, não são construídas, mas sim elaboradas a partir da essência que a pessoa carrega consigo enquanto indivíduo, adquirida a partir da soma de suas vivências, da sua personalidade e do contexto social em que ela é inserida. Ao realizar esse comparativo, é importante ressaltar aqui que deve-se levar em consideração todas as complexidades sociais, políticas e econômicas que uma pessoa está inserida e que, diferente de uma marca, não é possível pensar somente de forma estratégica sobre suas qualidades e posicionamento. Por outro lado, reconhecemos que o branding de uma marca é uma criação: desde o seu nome até a sua expressão, existe a possibilidade de realizar escolhas estratégica por trás do seu desenvolvimento de acordo com o que é esperado dela. Ainda que seja complexo comparar a particularidade humana com a construção de uma marca, podemos criar esse paralelo para, pelo menos, compreender os pilares necessários para a construção de um branding bem elaborado.

 

Do ponto de vista de autores e pesquisadores que abordam o conceito de branding em suas produções, é possível analisar a amplitude de interpretações que o branding instiga. Segundo Philip Kotler, branding é o processo de criar um nome, símbolo ou design distintivo que identifica e diferencia um produto/serviço de outros. De acordo com a sua concepção, uma marca eficaz transcende seu produto físico em si, criando uma percepção na mente dos consumidores que associam qualidade, credibilidade e satisfação a essa marca. Além disso, Kotler enfatiza que o branding não é apenas sobre se destacar visualmente, mas também sobre construir uma reputação que promova uma conexão emocional com os consumidores.

 

“A marca entrou no dicionário de todos. O termo é como um camaleão: o significado pode mudar de acordo com o contexto. [...] A marca tornou-se um sinônimo do nome de uma empresa e da sua reputação. As marcas estão gravadas em nossa vida diária, como em ’vamos xerocar isto’ ou ’essa máquina não é uma Brastemp’. A obra de Andy Warhol e Heidi Cody lembra-nos da força sempre presente das marcas como símbolos culturais. Mesmo aqueles que não sabem com clareza o que é uma marca desejam uma”

Alina Wheeler

 

Na citação acima, é possível analisar que Wheeler se refere à marca assim como como Kotler se refere ao conceito de branding. No entanto, diversas fontes alegam que marca x branding são conceitos que diferem entre si. De qualquer forma, independente da interpretação sobre o significado dessas nomenclaturas, Wheeler faz uma ótima comparação ao afirmar que o termo ‘marca’ é como um camaleão que muda de cor nesse caso, o significado dependendo do contexto.

 

Além das definições sobre branding, devemos compreender os itens que precisam ser bem elaborados para sua construção com consistência. São eles:

 

·       Propósito;

·       Atributos de marca;

·       Posicionamento;

·       Identidade verbal;

·       Naming;

·       Tagline;

·       Identidade visual (incluindo cores, ícones/símbolos/ilustrações, fontes);

·       Tom de voz.

 

Após entender mais sobre branding, é possível compreender que o marketing constitui as estratégias realizadas para comercializar e propagar o branding da marca para fidelizar seus clientes e alcançar o público alvo, sendo considerado a formatação da estratégia da marca. Enquanto isso, a comunicação da marca é a aplicação da mensagem dentro dessa estratégia através de canais internos ou externos, ON e OFF, a fim de construir um diálogo entre marca e público.

 

Na Néktar, nós visualizamos o branding como uma essência que, através do design, da comunicação e de ações de ESG, pode nutrir a sua relação com o seu público-alvo e, consequentemente, ajudá-la a prosperar no mercado. Para visualizar a atuação da Néktar com o branding, abaixo ilustramos nossa atuação em 3 frentes estabelecidas para contribuir com a percepção e reputação de marca dos nossos clientes: o design, a comunicação e o ESG.


Para facilitar a compreensão e esclarecer de que formas podemos contribuir com as marcas nessas 3 áreas, elencamos 2 modelos de contratação para os nossos serviços oferecidos:

 

1.     Por projeto;

2.     No formato ‘house’.

 

Projetos de design envolvendo marca, estratégia, embalagens, design editorial e digital e projetos de ESG de alto impacto são montados sob contratação personalizada com orçamentos por demanda.

 

Empresas de médio e grande porte que procuram um parceiro fixo para desenvolver demandas de marketing, comunicação interna e estratégias de ESG podem contratar nossos serviços por ‘colmeias criativas’, sendo núcleos dedicados e estruturados para oferecer “Design as a Service” para clientes que buscam a agilidade e constância de uma house, mas sem precisar contratar internamente e lidar com demandas de gestão de um time interno.

 

Há 5 anos temos uma colmeia criativa montada para a BASF que garante agilidade e consistência de marca para os setores de comunicação de marca, trade marketing e Digital. 

 

Nesse formato de contratação, conseguimos ir além da criação da marca, mas podemos auxiliar na aplicação do branding na prática, alinhando todos os pontos de contato com a comunicação.

 

Além disso, cada vez mais a Néktar vem se focando em atender os departamentos de ESG das empresas, apresentando-se como uma aliada para criar e executar projetos que realmente possuem impacto na estratégia de negócio dos clientes. A partir dessa atuação, está nascendo uma área chamada Pólen.ESG.

 

Entenda mais sobre como apresentamos as 3 áreas: 

Deseja construir ou redefinir as estratégias de branding da sua empresa ou marca para melhorar o seu posicionamento e reconhecimento no mercado?

Quer um parceiro que dê agilidade para as aplicações de comunicação de marca com conhecimento aprofundado sobre a sua marca?

Deseja saber como podemos te ajudar a estruturas ações de ESG que realmente façam sentido dentro da sua estratégia de marca?


Acesse nosso site e entre em contato conosco através dos nossos canais de comunicação disponíveis!

 

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