top of page
Buscar
  • Foto do escritorNéktar Design

A Onda Verde

Se você gosta de plantas já deve ter notado que há uma escassez delas no mercado. Sem falar nos preços que subiram nas alturas! Sim, durante a pandemia muita gente resolveu ser pai ou mãe de plantinhas e trazer mais verde para dentro de casa, investindo em suas próprias Urban Jungles. Essa tendência verde respingou aqui na Néktar: as pessoas estão vendo uma super oportunidade de investir em negócios desse segmento. Esse texto reflete algumas pesquisas que fizemos para entender melhor esse mercado e poder contribuir mais profundamente nos projetos dos nossos clientes.

As pessoas estão em casa e, consequentemente, investindo mais no seu bem estar dentro dela. Trazer a natureza para perto é uma maneira de decorar o ambiente e deixá-lo mais leve. Mas não é só em busca de plantas ornamentais que as pessoas estão. A procura por criar uma horta caseira também cresceu, principalmente com temperos e chás. Sem falar das flores. Apesar do mercado de flores ter tido uma queda abrupta em função do cancelamento dos eventos, a compra por pessoas físicas aumentou bastante.

A jardinagem está fazendo companhia para muitas pessoas que se dizem “viciadas” em cuidar das plantas. Além de auxiliarem na purificação do ar, cuidar delas pode ser quase um processo terapêutico.

Mas a verdade é que, de um modo geral, as pessoas não sabem escolher as plantas na hora de comprar e nem onde colocá-las quando chegam em casa. Há um certo medo em investir e deixá-las morrer. E quando notam que a planta está com algum fungo recorrem a dicas na internet, principalmente utilizando misturas caseiras.

Como na maioria dos segmentos hoje em dia, ao iniciar a pesquisa, demos de cara com os influenciadores. Pessoas que se denominam planters, curadores, jardinistas e personal gardeners e indicam e comentam sobre variedades e cuidados.

Para quem quer entrar nesse ramo uma premissa básica é ter bons fornecedores, ainda mais agora que há uma super valorização do produto. Outra dica é tirar boas fotos que valorizem o produto. As pessoas compram com os olhos e no impulso.

Será que essa onda verde vai permanecer? Torcemos para que sirva também de estímulo para que haja uma maior prevenção da natureza e cuidado com o meio ambiente. Observamos que o perfil das pessoas que tem plantas em casa pode ser relacionado com o perfil de pessoas que prezam por um estilo de vida mais saudável. Tomara que sim!


Esse breve conteúdo foi elaborado com base em uma desk research, em entrevistas com profissionais da área e pesquisa qualitativa online.

35 visualizações0 comentário
bottom of page