top of page
Buscar
  • Foto do escritorNéktar Design

Relatório Anual de Gestão: Entenda qual a importância desse documento e como o design pode impactar positivamente a sua apresentação.

A transparência e a consistência são características cada vez mais importantes na construção de reputação de marca. Além disso, o acompanhamento anual dos resultados de toda conjuntura que reflete os movimentos da empresa é essencial para manter a companhia organizada, centrada e bem direcionada para as próximas metas que a organização deseja atingir ano após ano. Com isso, é possível coletar informações valiosas que orientam os responsáveis a tomar decisões bem direcionadas com mais clareza e, consequentemente, melhoraria da expectativa de crescimento da empresa.


Nos relatórios, os dados que são compilados e expostos ajudam a identificar possíveis problemas e oportunidades, além de evidenciar quais estratégias podem ser traçadas a fim de eliminar possíveis problemas futuros. Outro fator interessante para as empresas, é que todos os dados coletados e estruturados nesse documento auxiliam na identificação de possíveis pontos de interesse para acionistas ou futuros investidores da empresa. Além disso, se a sua companhia possui capital aberto, faz parte de um tipo de sistema societário ou deseja demonstrar mais transparência em suas movimentações, a apresentação do documento de gestão é fundamental. Para sua estruturação e desenvolvimento, é importante ter em mente a importância de trazer os diversos fatores que envolvem a gestão de uma empresa como seu desempenho econômico, social, ambiental, financeiro, ético e demais tópicos que sejam importantes na demonstração da performance de uma organização ao longo do período analisado. Diante disso, é de suma importância metrificar os números, dados e demais informações da empresa, instituição ou organização, considerando essa peça de comunicação como uma ferramenta que, além de apresentar resultados, metas e planos futuro, também destaca as realizações e sucessos da empresa.

Devido à importância desse documento, o relatório também precisa ser bem organizado, transparente em suas informações e de alta qualidade, tanto em conteúdo quanto em design, para que seu público-alvo compreenda de forma clara as informações contidas ao longo da leitura, evitando expor os textos com abordagem complexa aos olhos de quem será destinado o conteúdo. E é nesse momento que identificamos a importância da diagramação e do design na hora de produzir esse projeto.




“Dados e informações muito amplos e por vezes técnicas são conteúdos nem sempre atrativos. Por isso, um layout interessante que chame a atenção do leitor é fundamental. Quanto mais acessado e lido, mais nosso propósito é atingido. Esse material tem o papel de conectar nossa estratégia de posicionamento da marca com diversos públicos.”

Kelly Ortiz de Oliveira

Líder de Responsabilidade Social e Sustentabilidade | Relações Institucionais Instituto Unimed Porto Alegre  

Isso porque um bom design e uma boa diagramação facilita a organização das informações para melhor compreensão de quem está interessado em saber mais sobre a empresa. Afinal, seu objetivo é expor informações relevantes da companhia para o público-alvo e esclarecer todos os resultados alcançados ao longo do período avaliado. Por isso, é cada vez mais comum encontrarmos relatórios anuais com layouts bem distribuídos devido à diagramação realizada com auxílio de técnicas de design que organizam as informações de maneira mais objetiva e esteticamente agradável, deixando sua aparência mais atraente e profissional

Confira abaixo 6 vantagens de possuir uma boa diagramação e um bom design no seu relatório empresarial: · Torna a leitura mais fluida;

· Ajuda na compreensão do conteúdo;

· Organiza números e tópicos de forma clara e objetiva;

· Hierarquia visual para destacar informações mais importantes;

· Consistência visual;

· Expõe os valores da empresa de forma subjetiva e conceitual. 




“É imprescindível trazer no relatório a hierarquização de conteúdo para permitir diferentes graus de aprofundamento. Por isso, ter grandes destaques e números para quem olha mais rápido, descrições num nível dois e eventualmente, links e mais informações para quem deseja saber ainda mais sobre determinado assunto. Além disso, acho legal ter navegabilidade, como pdf interativo por exemplo, porque também facilita para quem está consultando o material.” Joana Oliveira de Oliveira Coordenadora de Comunicação Digital WRI Brasil



Agora se a sua maior dúvida é saber qual o tipo de produção mais adequado para esse documento, nossa recomendação é investir em seu formato digital. Com maior possibilidade de criatividade no design e sua apresentação, os relatórios para distribuição em plataformas online possuem mais vantagens em comparação ao impresso pois são mais ecológicos, práticos e facilitam a análise de visualizações que esse documento possui. Hoje em dia o formato mais utilizado são os PDF interativos, com o menu navegável. Por fim, é importante ressaltar que apostar em um relatório anual com design profissional, conteúdo bem escrito e diagramado faz parte de um ótimo planejamento estratégico para empresas de todos os segmentos. Precisa de um relatório anual ou de gestão para analisar e planejar os próximos passos da sua empresa? Entre em contato conosco.  


10 visualizações0 comentário
bottom of page