top of page
Buscar
  • Foto do escritorNéktar Design

Esse é o futuro? IA e Criatividade

Atualizado: 6 de fev. de 2023

Em dezembro de 2022, acompanhamos com curiosidade a viralização de conteúdo nas redes sociais: as imagens geradas através da inteligência artificial, a IA. Foram diversas publicações mostrando o rosto das pessoas através da lente da inteligência artificial e até mesmo a nossa abelhinha participou da trend.



imagens de 12 abelhas de diferentes formatos, cores e estética, geradas pela plataforma de inteligência artificial DALL-E com o foco de comemoração, onde todas estão comemorando
Imagens da abelhinha da Néktar geradas pela plataforma de inteligência artificial DALL-E


Esse movimento nos levou a reflexão sobre esse avanço da IA no dia a dia das pessoas e de até onde ela pode chegar. Será que no futuro, a inteligência artificial será capaz de assumir entregas que são realizadas pelo ser humano atualmente?


E o quanto isso é autorial? Seria a IA capaz de criar algo novo, ou somente trazer versões criadas através de obras já consagradas?


São muitas questões envolve esse assunto recente, que possui cada vez mais espaço e repercussão.


Um exemplo desse debate, foi sobre o uso de obras já consagradas, que fora utilizadas pela IA como estática para a criação das imagens. Seria essa uma apropriação da obra de arte? E se a inteligência artificial consegue recriar imagens com esse carácter artístico, como fica o incentivo a essas pessoas que dedicam a sua vida a criar peças únicas e veem um programa de computador recriar tais artes com um clique?


Não encontramos respostas certas ou erradas para essas perguntas, apenas a certeza de que precisamos sempre trabalhar com ética e respeito, pois a IA chegou para ficar. E instigados por essas reflexões, descobrimos algumas curiosidades sobre até onde a inteligência artificial está sendo usada como ferramenta de criação.


Festival de Cinema

O IA Film Festival, um festival de cinema somente para filmes gerados através da inteligência artificial. O festival está previsto para acontecer em fevereiro deste ano e ainda vai contar com a premiação de US$ 10 mil para o filme vencedor.


Embalagem

E não é só no meio das artes que a IA está sendo usada. Ela também serviu de ferramenta para uma farmacêutica criar a embalagem de um novo remédio.


Textos

Se alguém não está com criatividade para escrever, também pode usufruir da IA. Através de uma plataforma, o usuário responde algumas perguntas e define qual o tipo de texto que precisa, podendo ser desde uma frase, até mesmo, um artigo.


Playlist

Os próprios aplicativos de música já contam com ferramentas e algoritmos para criar playlists personalizadas para você. Mas a IA também está inserida nesse meio e através dela, são criadas playlists totalmente personalizadas de acordo com o seu gosto pessoal.


Outra reflexão que trazemos é quanto a novas tendências que o estilo de imagens geradas pela IA já está criando e vai estar cada vez mais no radar das marcas, não só de moda, mas na publicidade em geral. Como os perfis The Visual Dome e Franck Gerard Art, de artistas que criam cenas "vintage futuristas", cenários e personagens que nos dão uma dimensão visual baseada em hiper-realismo e um mundo de gênero neutro e estética "plastificada" que tendem a se tornar padrões estéticos aos quais estaremos mais imersos em breve.


Olhando algumas possibilidades da inteligência artificial, elas podem parecer práticas par o dia a dia e outras, um tanto surreais, No entanto, mesmo que a IA ajude na rotina corrida de trabalho, ela não substitui a criatividade humana presente em cada entrega. Afinal de contas, completamente sozinha, ela não consegue fazer nada. É preciso uma mente criativa por trás da IA, para conduzi-la, aperfeiçoá-la e trabalhar com as suas entregas.


Assim, a inteligência artificial pode ser uma nova lente para ver o mundo, mas ela não substitui o olhar criativo, presente no ser humano. Com ética e respeito pelas obas originais, é possível utilizar a inteligência artificial para dar um toque especial no seu trabalho. Mas nada vai substituir a dedicação e a criatividade humana presente em cada peça. Pois elas vêm com personalidades únicas e trazem consigo, um pouco da história do seu criador.


E você acredita que a inteligência artificial é o futuro ou que nada substitui a nossa criatividade?







91 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page