Muito se fala em branding pensando em estratégia de fortalecimento de marca para o público externo e possíveis clientes da companhia, mas você já parou para pensar na necessidade de possuir uma marca fortalecida para a sua empresa a fim de melhorar a percepção e o desempenho dos seus colaboradores? É justamente esse o objetivo que o conceito de endobranding busca alcançar.
Muito além de atingir sucesso entre seus consumidores, o endobranding trabalha a importância de fortalecer a imagem da empresa para os seus próprios funcionários. Afinal, em um mundo cada vez mais conectado e consciente, equilibrar a teoria e a prática na construção de um bom ambiente para se trabalhar é imprescindível quando se tem o objetivo de atingir bons resultados através de uma equipe bem desenvolvida e engajada. Logo, garantir que os funcionários tenham uma boa percepção do ambiente em que trabalham ajuda a contribuir de forma significativa para o crescimento da empresa.
Essa linha de pensamento faz ainda mais sentido quando podemos observar cada vez mais que, ao invés de assumirem uma posição passiva, os profissionais atualmente buscam relações de confiança, alinhamento de propósitos e significado no trabalho que exercem. Consequentemente, a imagem e os sentidos associados à organização acabam se tornando uma pauta estratégica onde atrair e reter talentos são objetivos que aumentam as chances de sucesso de uma marca empregadora.
E por falar em ações estratégicas para endobranding, não podemos deixar de citar, mesmo que brevemente, o termo de endomarketing que muitas vezes é confundido com o conceito citado acima. No entanto, apesar de semelhantes e com propósitos alinhados, os dois termos contam com algumas nuances que os diferenciam: enquanto o endobranding vai falar sobre a personalidade de marca e a percepção que os colaboradores têm da empresa em que trabalham, o endomarketing representa as ações táticas realizadas para o fortalecimento de marca e a consolidação do endobranding. Confira abaixo os termos utilizados nesse tópico e saiba quais são suas diferenças dentro desse plano tático:
Employer Branding: gestão da marca empregadora que representa a imagem da sua empresa enquanto ambiente de trabalho;
Employer Value Proposition (EVP): base de identidade da marca empregadora que expressa o que a organização oferece em atributos tangíveis e intangíveis;
Endobranding: identidade organizacional da empresa que inclui seus valores, propósito, posicionamento e afins;
Endomarketing: estratégias utilizadas para construção, propagação e conservação da sua identidade enquanto marca.
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Num geral, quando todos os pilares dessa estratégia são bem planejados e executados, é possível tornar os colaboradores bons aliados para propagar a marca da empresa de forma positiva ao público externo. Muito além de popularidade, a propagação positiva torna-se ainda mais relevante quando observamos uma sociedade cada vez mais hiperconectada, na qual as informações atingem um número extenso de pessoas em um curto período de tempo não somente com notícias relevantes a nível mundial, mas também com pautas que incluem o mercado de trabalho e suas corporações. Com isso, considerando as possibilidades de conexões cada vez mais extensas e suas plataformas que permitem avaliações corporativas, é fundamental construir uma experiência positiva com seus funcionários a fim de propagar uma boa reputação para o mercado e claro, seus próximos talentos. Por fim, podemos resumir que o endobranding significa gerenciar o posicionamento da marca dentro da empresa com seus colaboradores, qualificando principalmente as atividades da comunicação interna, indo além de apenas informar e comunicar recados pontuais e importantes, sendo utilizada como uma ferramenta para conquistar uma equipe alinhada e engajada dentro das pautas de interesse do momento. Nesse caso, focar em uma boa comunicação interna é essencial para construir e sustentar a marca empregadora, trazendo vantagens como:
Atração e fidelização de talentos;
Maior engajamento e produtividade dos colaboradores;
Fortalecimento da reputação positiva da marca pela perspectiva do mercado e dos clientes.
Na Néktar acreditamos que a cultura interna se constrói de dentro para fora. Em um cenário corporativo dinâmico, a comunicação interna desempenha um papel vital na coesão e no sucesso de uma organização. Nesse contexto, a Néktar é o parceiro estratégico que contribui significativamente para o fortalecimento da cultura organizacional de empresas de dentro para fora. Dessa forma, garantimos que os valores da marca estejam integrados aos valores organizacionais, criando uma sinergia que se reflete nas práticas cotidianas e nas interações com os funcionários.
Tem interesse em disseminar e fortalecer a cultura da marca da sua empresa para todos os seus colaboradores de forma estratégica a eficaz? Entre em contato e marque uma conversa.
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